(14) 98131-0910 contato@clinicapoli.com.br
Escolha uma Página

Um psicólogo é um profissional de saúde especializado no tratamento de problemas de saúde mental e do comportamento humano. A diferença entre um psicólogo e um psiquiatra é que um psicólogo ajuda principalmente o paciente deprimido por aconselhamento e psicoterapia. Um psiquiatra também pode realizar psicoterapia; mas, além disso, pode prescrever medicamentos. Um psiquiatra é um médico. Um psicólogo pode ter um doutorado (Ph.D.).

O que é a psicologia clínica?

Muitos psicólogos são treinados em psicologia clínica. Este campo da psicologia envolve o treinamento especializado em problemas de saúde mental e de problemas psicológicos. Psicólogos clínicos também podem se especializar nos campos forense, neuropsicológico ou educacional.
A psicologia clínica pode ser um campo muito fascinante para se trabalhar. Três proponentes principais da psicologia clínica são o comportamento cognitivo, a abordagem psicodinâmica e a perspectiva humanista.

Psicólogos famosos incluem Sigmund Freud, Ivan Pavlov e Carl Jung. Esses psicólogos fizeram descobertas inovadoras no campo da psicologia, como a psicologia analítica e o behaviorismo.

O que um psicólogo faz?

Psicólogos podem trabalhar em consultório particular ou em hospitais. Eles podem trabalhar na indústria privada, nas prisões ou na força de defesa. Há também posições nos campos de ensino e pesquisa.

Os psicólogos podem realizar testes como testes de personalidade, aptidão, vocacional e testes de inteligência. As pessoas que consultam um psicólogo para fazer o teste podem achar muito útil, especialmente se não tiverem certeza do tipo de trabalho adequado.

Os psicólogos podem ajudar os pacientes a lidar com momentos difíceis da sua vida ou tratar pacientes que sofrem de um transtorno alimentar, dependência de drogas ou álcool, ansiedade, depressão, problemas de relacionamento ou estresse.

Os pacientes não precisam de um encaminhamento do médico de família para consultar um psicólogo, embora algumas pessoas prefiram ver o médico de família primeiro e, se o problema estiver além da experiência do médico, ele pode encaminhar o paciente a um psicólogo.

Um psicólogo clínico ouvirá os problemas do paciente e avaliará a situação de quão bem o paciente está funcionando emocional, mental e intelectualmente. Eles então determinarão a causa raiz do problema e as emoções e pensamentos que o paciente está vivenciando. O psicólogo, então, apresentará processos de pensamento que o paciente pode usar para lidar com seus problemas de maneira mais eficaz.

Como você se torna um psicólogo?

Você precisa completar um curso de graduação de quatro anos em tempo integral em psicologia (como um Bacharel em Ciências (Psicologia) ou Bacharel em Ciências Psicológicas).

Quando estiver qualificado para trabalhar como psicólogo, você precisará se registrar no Conselho de Registro de Psicólogos..

Se você é fascinado pelo comportamento humano e pelas diferentes maneiras pelas quais as pessoas pensam sobre os problemas, uma carreira como psicólogo pode ser muito gratificante. Se você gostaria de trabalhar em consultório particular, em um hospital ou nos campos de ensino ou pesquisa, você estará constantemente estudando os processos de pensamento dos seres humanos, suas percepções e cognição social.